Em todo o Brasil, o total de 923 municípios recebem nessa quarta-feira (06), o Selo UNICEF, garantindo indicadores que melhoraram suas políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, entre os anos de 2021 e 2024, em comparação à média nacional em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência. Para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência, além de, melhorar a educação.
Outro ponto importante alcançado pelos municípios foram os investimentos na saúde física e metal de meninas e meninos, promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa. O papel de proteger crianças e adolescentes das violências e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais, também, contou na obtenção do Selo UNICEF. Embora ainda existam grandes desafios, os avanços alcançados pelos municípios que recebem o Selo UNICEF devem ser celebrados.
Na região Nordeste, em especial no Ceará, no cariri oriental, destaque para os municípios de Mauriti e Milagres, cujas gestões conseguiram alcançar todos os indicadores, chegando a ultrapassar alguns deles. Ambas as administrações aguardavam com expectativa a divulgação oficial ocorrida na manhã de hoje. O detalhe é que, o uso do selo em equipamentos e veículos oficias, só ocorre na gestão seguinte, o que na prática, em Mauriti, o atual prefeito João Paulo (PT), foi reeleito, e em Milagres, o Prefeito Cícero Figueiredo (PT), fez o seu sucessor Anderson Eugênio (MDB), que já garantiu a continuidade do trabalho em curso.